terça-feira, abril 13, 2004

Que mundo é este em que vivemos?

Fiquei chocada com o post que li no Zen. No entanto, penso que são as histórias que nos chocam que nos fazem reflectir, ainda que por breves instantes, naquilo que é a nossa vida, o nosso mundo, naquilo que nos tornámos.

A verdade é que pouca gente despenderia de alguns minutos da sua vida para saber o que se passava naquele aquele carro que não andava.

Estamos demasiado absorvidos com a nossa vida, com os nossos problemas (que julgamos serem enormes, gigantescos), para olharmos para o que se passa à nossa volta. Tornámo-nos pessoas egoístas, sem qualquer tipo de sentimento de solidariedade, indiferentes ao que/quem nos rodeia.

Cada um está demasiado embrenhado no seu microcosmos, no seu mundo individual para se lembrar que a sua realidade se insere numa realidade muito maior.

Passamos a vida a queixarmo-nos do estado do mundo mas a verdade é que o mundo é compostos por nós e, somos nós que o fazemos da maneira que ele é.

Se a nível individual se tem atitudes de egoísmo puro, de total indiferença, de hipocrisia para com os outros como é que podemos esperar que o mundo seja um sítio pacífico, honesto, justo, enfim... um local onde todos nós gostaríamos de viver.

Somos nós que temos que mudar, que temos que começar a olhar à nossa volta.